Amazon

Livraria Cultura

Pré Venda Harry Potter

25/05/2012

Bier Markt: cerveja de qualidade em 1º lugar



Algumas vezes já tínhamos escutado falar, mas nunca tínhamos ido. Daí que recentemente resolvemos conhecer o Bier Markt, eleito pela edição Comer & Beber da Veja 2012/2013 como melhor carta de cervejas de Porto Alegre, pelo segundo ano consecutivo. Fomos numa segunda à noite, bem cedo, pouco depois das 18h já estávamos chegando e estava ainda quase vazio, só uma mesa com alguns senhores idosos, possivelmente discutindo a rodada do futebol do último fim de semana. Por volta das 20h quando saímos a casa já estava lotando. É, o gaúcho bebe cerveja na segunda também... hehe

Bem ao estilo pub, o local tem 2 andares. Optamos pelo andar superior, mas antes disso tivemos que passar pela pessoa do caixa e pegar nossos cartõezinhos, a fim de marcarmos nosso consumo.


De posse desse cardápio de capa estilosa, começamos a pensar o que pedir e solicitamos o auxílio do garçom.


Abrindo o cardápio...


Confesso que a princípio me senti um pouco incomodada, pois como sou “conhecedora-zero” de tipos de cerveja, me vi boiando enquanto o garçom desfiava uma variedade imensa de tipos e marcas de cerveja, sem que eu conseguisse acompanhá-lo olhando pelo cardápio. Ok, parte-se do princípio que a maioria das pessoas conhece tudo de cerveja. Eu não conheço nada. Solicitei daí que ele explicasse de forma que eu acompanhasse pelo cardápio, pois não estava me achando. Coincidência ou não, logo trocou de garçom.

Eu estava certa de que queria experimentar alguma cerveja com sabor de chocolate, pois desde que vi no cardápio do Dado Bier o chopp de chocolate (que infelizmente ainda não está à venda), fiquei babando. O Maza, não sei se estava tanto... hehe mas acabamos optando por uma da Inglaterra e garrafa de 500ml: Young’s Double Chocolate Stout. Uma visão do paraíso dos chocólatras... hehe o aroma era, além de chocolate, levemente frutado. Uma cerveja encorpada e que quanto mais eu provava, mais sabor de chocolate tinha. Realmente um sabor marcante. Segundo o cardápio essa cerveja é de alta fermentação, com teor alcoólico de 5,2% e que durante a fase do cozimento são adicionadas barras do chocolate Cadbury ao lúpulo. Uma loucura!




Olha o Maza aí experimentando!


Maza, fala aí a tua impressão!

“Engraçado, mas quanto mais eu provava da cerveja, mais eu sentia um gosto de grãos de café levemente torrados, além do gosto de chocolate que me parecia ser de chocolate amargo. Chocolate amargo ou não, toque de café torrado ou não, o fato é que o sabor é pra lá de especial e marcante.”

Mas não ficamos somente na cerveja, pedimos acompanhamento. E enquanto não chegava, saí às fotos!

Eu me preparando pra fotografar mais alguma coisa, olhando o cardápio enquanto isso, e na minha distração... olha o Maza aí refletido no espelho enquanto tirava uma foto de mim bem distraída... hehehe


Nosso prato, esperando chegar nosso pedido.


O ambiente onde estávamos:


O quadro mais de perto:


Mais alguns detalhes:


A escada que dá para o térreo e uma flâmula na parede:



E chegou o nosso pedido! Medalhão de carne de porco com purê de batatas e geleia de gengibre. Estava saborosíssimo!


Agora cada um no detalhe:



Eu não curto gengibre, mas essa geleia estava uma delícia! O Maza já não gostou muito... hehe


Uma placa de “Proibido Fumar”, adorei, ambiente livre de fumo.


Infelizmente as fotos não ficaram muito boas, pois como já comentamos usamos a máquina do celular, e a com a iluminação reduzida nem sempre conseguimos uma qualidade melhor.

E o que são essas geladeiras?? Não adianta, somos fãs dessas geladeiras ao alcance das mãos.



Um conselho no mínimo interessante e que apenas ressaltou a experiência da cerveja com sabor de chocolate: garrafa de 500 ml e que custou em torno de 30 reais... Beba Menos, Beba Melhor. Baseado na nossa experiência apenas mudaria para: Beba Menos, Beba Muito, mas Muito Melhor. O Maza se empolga e diz mais: “Nada contra quem curte cerveja barata, mas você pode aproveitar uma cerveja com um custo maior e ter uma experiência muito mais favorável do que sair por ae bebendo às ganhas, sem dar nenhum valor ao sabor daquilo que está na sua frente. Sou toda vida uma garrafa dessas em um ambiente como esse do que outras 10 garrafas fuleiras fechando o mesmo preço no bar na esquina. Nada contra o bar da esquina, mas eu sou do time da qualidade e não da quantidade... e tenho dito.”


Quase na porta este simpático alce nos observa...



No final a nossa conta ficou em pouco menos de 60 reais tudo. Foi uma experiência muito gratificante. Poderíamos ter experimentado algum chopp e reduzido o valor da nossa conta? Até era possível, mas como foi, foi excelente. Em breve deveremos retornar para experimentar o chopp da casa. E na saída precisamos apresentar ao segurança na rua os nossos cartõezinhos nos liberando “a passagem”.

E como diz a placa...


Agora vamos ao filme! O Maza me sugeriu o intenso Não Me Abandone Jamais, e prontamente aceitei sua sugestão. O filme baseado na obra de Kazuo Ishiguro traz em seu elenco nomes como Carey Mulligan, Andrew Garfield e Keira Knightley, todos em excelentes interpretações. Nada, nada mesmo nos prepara para o que iremos assistir ao longo da projeção.


Eu acabei indo ao cinema sem saber absolutamente nada sobre o filme, e confesso que fiquei totalmente surpresa e ao mesmo tempo chocada com o rumo que a história tomava a cada minuto. Tudo é revelado aos poucos, e aos poucos vamos percebendo tudo o que ainda vai acontecer. O filme é maravilhoso, fascinante dentro de toda a sua melancolia e tristeza. Quando chega ao final traz consigo as lágrimas e a certeza de que cada minuto deve ser vivido com a maior intensidade, pois não conhecemos o dia de amanhã. Como o outro Cinéfilo faminto escreveu certa vez sobre o longa: “...o filme é triste desde seu início, amargo com o passar da projeção e por que não dizer revoltante em boa parte de seu fim. Em suma, brilhante.”



Rua Castro Alves, 422 – Rio Branco – Porto Alegre/RS
Fone: (51) 3013 2300

6 comentários:

  1. sigo o blog de vcs sempre e adoro esta ligaçao entre comidinhas e cinema! amei o post e fiquei c vontade de provar a cerveja de chocolate!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Isadora! E essa cerveja é maravilhosa mesmo, pode apostar.

      Excluir
  2. Adoro o Bier Market!!! As comidinhas são ótimas e é bem perto de onde eu trabalho, então é perfect hahahaha
    beijossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Júlia! Pretendemos retornar em breve ao local e experimentar mais petiscos.

      Bjs

      Excluir
  3. Muito legal o post, obrigado pelos elogios. Agora só falta conhecer a nova casa, o Biermarkt Vom Fass na Barão de santo angelo 497.

    Prost

    Pedro Braga
    Biermarkt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela dica Pedro, te afirmo que já está há meses nos nossos planos conhecer a nova casa, Moinhos de Vento é tudo!
      Saudações

      Excluir